QUANDO É QUE SE SABE QUE SE DEVE USAR O eSHa gdex®? O diagnóstico da doença é o primeiro passo para uma cura rápida e com sucesso. A maior parte das doenças dos peixes são altamente contagiosas e alastram-se rapidamente pelo aquário. Portanto um rápido diagnóstico e tratamento é aconselhável. Existem “alguns sinais de aviso prévio” que devem ser observados pois podem significar o começo de uma doença. Pele : A pele é a primeira linha de defesa e, como tal, é a primeira a mostrar sinais de um ataque infeccioso. Qualquer mudança na cor da pele deve ser observada atentamente. Barbatanas : Observe as barbatanas dos seus peixes. Se estiverem fechadas e juntas ao corpo do peixe assinalam uma doença, particularmente nos peixes vivíparos. Comportamento natatório : Comportamento não habitual ou errático no nadar pode ser uma indicação de aparecimento de uma doença. QUE PEIXES PODEM COM eSHa gdex®? Peixes Tropicais √ Peixes Água Fria √ Peixes Água Salgada √ eSHa gdex®é tolorado bem por peixes ornamentais. Não foram observados quaisquer efeitos negatívos em crustaceos, caracois e molluscos. Não há informação suficiente para fazer afirmações sobre os efeitos nos invertebrados, como corais, anêmonas, etc.
O QUE É QUE ELE TRATA? eSHa gdex® trata vermes da pele e das guelras (Monogenea como Gyrodactylus sp. e Dactylogyrus sp.) e tênias (Cestoda). [Não é eficaz contra a maioria dos nematódeos].
1: Secreção mucosa excessiva; barbartanas fechadas que puderão ficar desfeitas e doridas;
2: O peixe começa a nadar de forma irregular ou esfrega-se nas plantas, decorações ou no areão; em fase avançada, pequenas pontas brancas ou amarelas são visíveis na pele (resultado de uma infeção secundária); A esfregar a cabeça ou na zona das guelras;
3: Pequenas manchas vermelhas ou de sangue na pele ao longo do corpo; descoloração;
4: Respiração irregular; respiração através de uma guelra só; a abrir as guelras completamente; natação lenta ou no sem sair do sítio; palido e com guelras enchadas que puderá se extender alem das guelras; o seu peixe mantém-se sem vontade e letárgico; nãtação ao superfície na fase mais avançada.
5: O peixe emagrece rápidamente, embora coma a quantidade normal. Até quando for aumentada a quantidade de alimento, o peixe não engrorda e continua com aspecto emaciado.
Nem todos os peixes apresentam os sintomas. Muitas vezes, os sintomas são limitados a uma espécie de peixe só ou em espécies de peixes relacionados. Vermes da pele e das guelras são praticamente invisíveis ao olho nu, mas podem ser visíveis no microscópio com uma ampliação relativamente baixa (10-200x). Vermes da pele e das guelras são geralmente específicos a espécies de peixe, mas podem ser transferidos para outros peixes, através de camaroeiros e plantas ou através da própria água.

